Existem muitas coisas interessantes e mitos sobre hipnose circulando na televisão, revistas e jornais.

 

Hipnose é uma prática que existe há muito tempo com resultados extraordinários, e vem sendo inclusive recomendada pela Organização Mundial da Saúde, sendo uma excelente coadjuvante para tratamentos médicos e psicológicos.

 

Existem muitas formas de se fazer e de se experimentar estados hipnóticos, e cada paciente experimenta o processo de forma única.

 

Eu desejo que você simplesmente se esqueça de tudo o que já aprendeu sobre hipnose.

 

Muitas pessoas acreditam não serem hipnotizáveis.

 

Isso se deve a estereótipos vindos de filmes e hipnoses de palco que retratam hipnose como algo místico ou um forte transe que tira a pessoa de seu autocontrole e fica submissa ao hipnotizador.

 

Talvez você se surpreenda ao saber quantas vezes por dia você experimenta episódios “hipnóticos” sem saber, por exemplo quando fala ao telefone e “mergulha” num filme simplesmente diminuindo a atenção com relação ao que está à sua volta.

 

Mesmo assim, tal como na hipnose, você mantém a capacidade de tomar decisões.

 

Sob hipnose, você não poderá ser forçado a fazer nada contra sua vontade ou que agrida seu código moral.

 

Gostaria que pudesse considerar agora o que pode ocorrer durante o processo hipnótico assim como os benefícios que o mesmo pode trazer para você.

 

Mas do que qualquer coisa, desejo que você possa se sentir confortável com o processo!

 

É perfeitamente possível que você fique consciente de tudo o que lhe é dito ou trabalhado durante o processo (ou parte) e está tudo bem porque você estará em hipnose.

 

O estado alfa é facilmente alcançado por muitas pessoas.

 

Alguns nem se dão conta de que alcançaram um estado de transe, mas aos poucos poderá notar que seu foco se estreita e sua respiração se torna mais lenta na medida em que alcança o estado alfa, que é um nível abaixo do estado de vigília e consciência ordinária

.

Em alfa sua mente desacelera um pouco, seu foco se estreita, sua respiração se torna mais lenta e você se sentirá mais relaxado(a).

 

Neste estágio, mesmo em sua versão mais leve, você estará mais de 200 vezes mais susceptível à sugestões, qualquer coisa além disso por mais interessante que seja é desnecessária para muitos trabalhos hipnóticos.

 

O trabalho hipnótico pode ser bem eficaz ao mesmo tempo em que você fica bem consciente do processo.

 

Também não há nenhum problema caso sua consciência se modifique um pouco mais e você tenha a sensação de ter dormido.

 

Muitas pesquisas demonstram que ouvir é um processo que se mantém vigilante e constante, pois há uma parte do cérebro que nos mantém sempre em alerta Mesmo que “adormeça”, uma parte sua continua gravando informações em sua mente inconsciente.

 

Você pode estar consciente e ter facilidade em responder perguntas que eu venha eventualmente fazer e posso também estabelecer sinais ou respostas verbais predeterminados para facilitar nossa comunicação.

 

Não se preocupe em “não acordar” pois nem todos atingem estados profundos e, mesmo esses, despertam sem problemas no final da sessão.

 

Outra informação importante tem haver com o nível de inteligência. Quanto mais inteligente for, mais fácil será engajar-se em eventos hipnóticos, pois tem mais facilidade de transferir informações da mente inconsciente para a mente consciente.

 

O cliente fica sempre no controle e se, por qualquer motivo precisar interromper ou finalizar a sessão hipnótica, basta que conte de 1 a 3 e abra os olhos.

 

 

Fonte: André Percia